terça-feira, 8 de novembro de 2016

VISITA AO QUILOMBO

A Educação formal veicula um tipo de conhecimento desconsiderando e invalidando outros saberes. Reconhecendo como legitimo apenas a cultura escrita uma característica própria do racionalismo. Assim todas as instituições de ensino possuem moral, ética e valores que são construções sociais.

Mas pensando nas categorias que acoplam varias culturas em sua moldagem a exemplo da: língua e fenótipo,  percebemos que esse padrão estabelecido para normatização da Educação formal é contraditório  a ideia da diversidade e não responde a questões como: qual a maneira mais adequada de tratar a diversidade populacional  e cultural existente nas comunidades e grupos que compõe a população brasileira se cada comunidade e/ou grupo possuem suas particularidades baseadas no conhecimento adquirido a partir de suas trajetórias históricas?

Não considerar os saberes acumulados a ponto de rotular os mesmos como menos importante do que já foi reconhecido através da cultura escrita torna – se um perigo no que diz respeito a não valorização  das potencialidades relacionadas a construção do conhecimento, principalmente quando se fala em conceitos sociológicos que dizem respeitos a auto-afirmação, identidade, valorização da auto-estima, pertencimento.

Ao visitar o Quilombo observei o quanto da nossa história enquanto população brasileira ainda não foi contada e foi escondida através de contos construídos a fim de padronizar a população brasileira. Talvez a intenção fosse justamente não permitir que os sujeitos se fortalecessem junto as suas potencialidades oriundas de suas próprias raízes.

A escrita dessa postagem não possui a intencionalidade de fazer juz ao descobrimento das verdades que nos foram escondidas, pois mesmo que tentasse não conseguiria escrever todo aprendizado dessa experiência singular ao visitar esse espaço de construção e valorização do conhecimento vivenciado, experienciado pelas lentes do campo. Porém dentre alguns recortes buscarei relatar as observações alcançadas durante a visita.

Atualmente se você perguntar a uma criança de dez anos de idade que frequenta uma escola e cursa o 5º ano do Ensino Fundamental e que nunca visitou uma Comunidade Quilombola sobre  o que ela pensa ser um Quilombo possa ser que a mesma responda baseada em uma rápida pesquisa no Google e descreva um Quilombo como uma das figuras que estão nas imagens mostradas dessa forma: 
Resultado de imagem para imagens de quilombos
















Resultado de imagem para imagens de quilombosResultado de imagem para imagens de quilombos atuais


Mas se ao invés das imagens mostradas acima mostrássemos imagens como essas:


Fonte: acervo pessoal, 2016. Santiago do Iguape - Cachoreira

Fonte: acervo pessoal, 2016. São Francisco do Paraguaçu - Roqueirão

Fonte: visita de campo, 2016. Convento Santo Antonio/ São Francisco do Paraguaçu 

Fonte: visita de campo, 2016. Santiago do Iguape - Cachoeira

Fonte: visita de campo, 2016. Alto do Cruzeiro - Acúpe - Santo Amaro 

Fonte: visita de campo, 2016. Alto do Cruzeiro - Acúpe - Santo Amaro 

Fonte: acervo pessoal, 2016. São Francisco do Paraguaçu - Roqueirão


Fonte: acervo pessoal, 2016. São Francisco do Paraguaçu - Roqueirão


Fonte: visita de campo, 2016. Alto do Cruzeiro - Acúpe - Santo Amaro 

Fonte: visita de campo, 2016. Santiago do Iguape - Cachoeira


As Comunidades Remanescentes de Quilombo de acordo com a Unidades de Conservação no Brasil (ISA) é uma concretização das conquistas da comunidade afro descendente no Brasil, fruto das várias e heroicas resistências ao modelo escravagista e opressor instaurado no Brasil colônia. Uma categoria social relativamente recente, representante de uma força social relevante no meio rural brasileiro, dando nova tradução àquilo que era conhecido como comunidades negras rurais. 

De acordo com as autoras PARÉ,OLIVEIRA e VELLOSO os pontos cruciais dessas lutas dizem respeito a:
  • Reconhecimento oficial pelo estado brasileiro que aconteceu em 1988 (um século após o fim da escravidão) 
  • Afirmação dos direitos territoriais 
  • Inserção cidadã 
  • O fazer pedagógico junto a comunidade quilombola 
  • Sistema de autonomia e interdependência  
  • Construção sociocultural adaptada ao meio  
  • Valorização do ensino formal na comunidade quilombola 
  • Autoestima dos alunos quilombolas (como eles se sentem?) 
Luta que tem como bandeira pilares como:
  • Resistência Negra 
  • Manutenção da tradição
  • Vínculos de parentescos (unicidade familiar, percepção de pertencimento a troncos familiar  específicos)
  • Transmissão dos conhecimentos adquiridos (aprendizado cotidiano a partir da experiência dos mais velhos)
  • Dialogo entre diferentes saberes 
As Comunidades Quilombolas continuam sendo referência na luta contra as desigualdades sociais impostas a população negra. Encontramos nos territórios quilombolas atualmente muitos jovens que saem de suas localidades para enfrentar o mercado de trabalho e as Universidades Públicas a fim de se prepararem para exercer sua cidadania, mas que apenas uma folga voltam para suas raízes para estar ao lado dos seus como se nunca tivessem saído. Porque  infelizmente para essas pessoas  os campos universitários não são implantados no distrito em que nasceram. Essa é uma das realidades que foi possível observar na visita de campo que realizei no dia 11 de outubro de 2016 em alguns distritos do Município de Cachoeira e de Santo Amaro da Purificação na Bahia. 

Visitamos lugares como: Convento Santo Antonio e São Francisco do Paraguaçu que pertence a Paróquia São Tiago localizada em Santiago do Iguape - Cachoeira. A Associação dos Remanescentes do Quilombo de São Francisco do Paraguaçu - Roqueirão (lugar de resistência aonde os capangas dos fazendeiros invadiam as casas dos moradores da comunidade para destruir as casas e expulsar as pessoas que viviam nessa localidade).Nota-se nesses locais a presença da população Ribeirinha, quitandas e meios de subsistência como a  pesca, agricultura familiar e a comercialização de mariscos.

Como guia tivemos a companhia de Carlos de Assis 52 anos, Coordenador da Associação Remanescentes Quilombola de Acupe,  também pescador e trabalhador rural, o mesmo citou que há 30 anos faz parte ativamente da Associação. Essa Comunidade Quilombola ainda não foi reconhecida, mas possuem em sua organização social terras de Usucapião e o Ministério da Cultura  através do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição de 22 de agosto de 1988  certificando a Comunidade de Alto do Cruzeiro como se Autodefinindo como Remanescentes de Quilombo em 26 de novembro de 2007.

Uma vista marcante, porém que nos faz refletir sobre as condições atuais em que vivem Comunidades Remanescentes como essas que visitamos. Ver que a estrutura urbana em alguns lugares dessas localidades são precárias, embora isso não seja uma regra para todos os lugares. Constatar visivelmente que são locais de uma beleza impar, singular, mas que carece de escolas voltadas para Cultura Ancestral Quilombola bem como postos de saúde. A cada passo da longa caminhada por aquelas ruas cada rosto que saia nas janelas para verificar quem eram aquele grupo de estudantes em um misto de curiosidade e acolhida me fazia refletir o que estamos fazendo como Cientistas Sociais para corrobora com a manutenção do que há de mais belo nessa população especifica que é justamente a sua trajetória histórica de resistência? Como lhe dar com tantos campos de conhecimento acoplados dentro de diversidades de saberes?

São perguntas que ainda tenho respostas, mas que preencheriam páginas de livros se fossem contadas as nossas crianças desde os primeiros anos da Educação Infantil. Conheceriam a sua história, sua ancestralidade e aprenderiam a valorizar o que durante muito tempo lhes foi negado: sua autoestima. Essas palavras me fizeram lembrar de uma música cantada na voz de uma mulher negra  a saudosa Dona Ivone Lara a letra diz assim:
     

Sorriso Negro 

Um sorriso negro
Um abraço negro
Tras felicidade  
Negro sem emprego
Fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade
Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silencio é culto
Negro é a solidão
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro também é amor

Negro também é saudade...


Referências:

PARE, Marilene Leal; OLIVEIRA, Luana Paré de;  and  VELLOSO, Alessandra D'Aqui.A educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da Comunidade Kalunga de Engenho II (GO).
Cad. CEDES[online]. 2007, vol.27, n.72, pp.215-232. ISSN 0101-3262. Disponível:  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200007. Acesso em 02 de outubro 2016.
Territórios remanescentes de quilombos. Disponível em:  uc.socioambiental.org/territórios-de.../territórios-remanescentes-de-quilombos. Acesso em 23/10/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário